Instituto Pensar - Doutorado de Queiroga em Portugal não tem a rigidez dos equivalentes no Brasil

Doutorado de Queiroga em Portugal não tem a rigidez dos equivalentes no Brasil

por: Iara Vidal


Foto: Sociedade Brasileira de Cardiologia

O currículo do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em texto informado por ele mesmo e disponível na plataforma Lattes, diz que o cardiologista é doutorando desde 2010 em Bioética na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em Portugal.

Leia também: "A política é do governo, o ministro executa?, diz novo chefe da Saúde

No entanto, o formato e a duração do curso cumprido no Além-Mar pelo novo chefe da Saúde é bem menos rigoroso do que aquele que ele cumpriria no Brasil. O programa, inclusive, é fruto de um convênio entre o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a universidade portuguesa e bem diferente de um doutoramento em universidade federal, como a Universidade de Brasília (UnB), por exemplo.

Queiroga foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no fim da segunda-feira (15) como o novo ministro da Saúde após a demissão do general Eduardo Pazuello. O cardiologista é o quarto ministro a assumir a pasta durante a gestão de Bolsonaro. Em seu currículo não consta nenhuma experiência em gestão pública, embora ele vá assumir a responsabilidade de conduzir a Saúde em plena pandemia da Covid-19.

Doutorado menos rígido de Queiroga

O programa do CFM na Universidade do Porto exige duas etapas de seleção. Avaliação de monografia, classificatória e eliminatória, e do currículo Lattes, classificatória. Já o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (PPGMT) da Faculdade de Medicina da UnB prevê uma prova escrita, etapa eliminatória e classificatória; avaliação de currículo, classificatória; e prova oral, eliminatória e classificatória. 

Para o doutorado em bioética em Porto, o candidato à vaga deve atingir 70 de 100 pontos possíveis. Na avaliação da monografia o máximo é de 70 pontos; do currículo Lattes, de 30 pontos. Já para ingressar no doutorado pela UnB, a avaliação do currículo e a prova escrita têm, ambos, peso 1 e a prova oral tem peso 3. Para ser aprovado é preciso obter, no mínimo, nota 7. 

Sem exigência de provas para ingresso de candidato

A avaliação da monografia exigida para o programa de doutorado em Bioética de Queiroga conta com quatro critérios. Introdução, literatura e justificativa, até 10 pontos; referências bibliográficas, até 15 pontos, estrutura de apresentação, até 10 pontos; e desenvolvimento do conteúdo, até 35 pontos. 

O doutorado na UnB não exige monografia, mas sim provas oral e escrita. Na prova oral, o candidato será submetido à arguição pela Comissão Examinadora para analisar vários critérios.

Na prova oral, o candidato a doutor pela UnB será avaliado quanto ao nível de conhecimento, capacidade de raciocínio e de interrelacionamento de ideias e conceitos em relação ao resumo executivo do projeto de tese. Também responderá sobre adequação dos métodos a pergunta de pesquisa proposta, exequibilidade e viabilidade financeira do projeto. Além de expectativas profissionais e acadêmicas em relação ao curso, entre outros.

Na prova escrita, o candidato ao programa de doutorado da UnB será testado quanto a conhecimentos técnico-científicos relativos à Medicina Tropical. São 20 questões objetivas, de múltipla escolha que abordarão temas científicos cujas referências bibliográficas foram citadas no edital.

Análise de currículo é diferente da UnB

A avaliação do currículo dos candidatos também é diferente entre o doutorado do convênio do CFM e Universidade do Porto e da UnB.

Na Universidade do Porto, candidatos com doutorado somam 7 pontos; com mestrado em bioética, 6 pontos; mestrado em domínios conexos, 5 pontos; especialização em bioética (lato sensu), 3 pontos; outras especializações, 2 pontos; artigo publicado, 2 pontos; livros, 3 pontos; e capítulos de livros, 2 pontos. 

Na UnB, a avaliação de currículo conta com quatro itens. Para a formação profissional, a nota máxima possível de alcançar é 3,5 pontos. A experiência profissional e docente conta 1 ponto cada uma. A participação em reuniões científicas totaliza pontuação de até 1,40.

Outra curiosidade sobre o programa de doutorado do qual o médico indicado para o cargo de ministro da Saúde participa é que embora seja promovido por uma universidade em Portugal, o doutorando cursa apenas um único módulo de 15 dias em solo português. As outras aulas presenciais são realizadas em Brasília, na sede do CFM. O doutorando só retorna a Portugal para defender a tese ao final do programa.

Compare os editais para o doutorado na Universidade do Porto em convênio com o CFM e o da Faculdade de Medicina da UnB.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: